Com tantos desastres ambientais ligados às atividades mineradoras que ocorreram no Brasil nos últimos anos, é possível ter uma mineração sustentável que proteja o meio ambiente e deixe para trás a fama de “vilã”?

Quando falamos de mineração sustentável nos referimos a uma mineração mais responsável, pois é impossível remediar ou antecipar precisamente todos os impactos da atividade mineradora. Por isso, é necessário que as empresas se mantenham conscientes e desenvolvam projetos sócio-ambientais na região em que pratiquem a atividade de exploração.

Os riscos vão sempre existir e para obter uma mineração mais responsável o primeiro passo é envolver a população no processo, deixando claro os impactos e os benefícios econômicos que a mineração vai trazer para a região. Além disso, é necessário preparar a população para um cenário pós-mineração, gerando empregos, seguros de vida e projetos implementados pela empresa, como plano de saúde, auxílio de transporte, entre outros.

O segundo passo é a integração regional, que leva em consideração as possibilidades de união da atividade mineradora com o meio ambiente do entorno, evitando causar prejuízos maiores no ecossistema. Uma boa alternativa seria a construção de um “rejeitoduto”, que atuaria na distribuição dos rejeitos de minério, evitando acidentes.

O terceiro passo são as mineradoras oferecerem capacitações para o uso de máquinas e equipamentos, fornecer EPIs, realizar vistorias periódicas nas áreas operacionais e manter comitês de saúde e segurança para os seus funcionários.

Assim, a Brazil Paraiba Mine está sempre em busca de melhorar o seu desempenho tanto com o meio ambiente quanto para a sua equipe. A empresa incentiva os estudos nas áreas de mineração e procura inovar os seus métodos para seguir trazendo benefícios em todas as áreas.